sexta-feira, 16 de agosto de 2013

15 de Agosto- Dia do Padroeiro do acólitos(as), São Tarcísio.

Tarcísio, um garoto de aproximadamente 12 anos, era acólito na igreja de Roma por volta do século III. Nessa época as missas eram celebradas em catacumbas por causa da perseguição do imperador Valeriano.
Quando os cristãos eram presos e estavam nas vésperas de serem mortos os diáconos levavam Comunhão, às escondidas para eles, para que não perdessem a fé.
Um dia, papa Sisto II não sabia como levar a Sagrada Comunhão para os cristãos presos, pois todos os seus diáconos tinham sido presos. Tarcísio se ofereceu para levar, todos diziam que ele iria correr muito perigo, mas ele afirmava se sentir forte, disposto antes morrer que entregar as Hóstias aos pagãos.
Papa Sisto II entregou uma caixinha de prata coma s Hóstias dentro para Tarcísio. Passando pela Via Apia alguns rapazes perceberam o estranho comportamento de Tarcísio. Tentaram saber o que era, mas Tarcísio se negou a mostrar-lhas, então o apedrejaram até a morte. Depois de morto foram procurar o que Tarcísio levava, porém, não encontraram nada, as Hóstias haviam sumido misteriosamente.
São Tarcísio é o padroeiro dos acólitos(as) e seu dia é comemorado em 15 de Agosto. Então a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir. Se cada um fizer a sua parte, realmente nos tornaremos um só em Cristo.
São Tarcísio. Rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário