15. Livros Sagrados


 
São livros que contém os ritos e os textos para diversas celebrações. É importante que sejam tratados com cuidado e respeito, pois é deles que se proclama a Palavra de Deus e se profere a oração da Igreja.

Missal Romano: É um livro grande que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para todo o ano litúrgico.Fitas marcadoras indicam as diversas partes da celebração e pequenas orelhas nas paginas mais usadas auxiliam o ministro a virá-las.O Missal contém:
Rito da Missa (partes fixas):
Próprio do tempo: advento, natal, quaresma, tempo comum, etc;
Próprio dos santos;
Vasta coleção de prefácios;
Varias orações eucarísticas;
Missas rituais: Batismo, confirmação, profissão religiosa, etc;
Missas e orações para diversas necessidades: pelo papa, pelos bispos, pelos governantes, pela conservação da paz e da justiça, etc;
Missas votivas: Santíssima Trindade, Espírito Santo, Nossa Senhora, etc;
Missas dos fieis defuntos.
No inicio, o Missal apresenta longa e preciosa introdução contendo a Instrução Geral sobre o Missal Romano e as Normas Universais para o Ano Litúrgico e o Calendário.

Lecionário: É o livro que contém todos os textos bíblicos que devem ser proclamados na missa, durante todo o ano litúrgico. São quatro livros:

a) Lecionário Dominical: compreende as leituras para as missas dos domingos e de algumas solenidades e festas. Toda missa dominical apresenta três leituras, mas o salmo responsorial: a primeira leitura do Antigo Testamento (salvo no tempo pascal em que se lê Atos dos Apóstolos); a segunda leitura, da Carta dos Apóstolos ou Apocalipse; a terceira leitura é o Evangelho. Para que haja uma leitura variada e abundante da Sagrada Escritura, A Igreja propõe, para os domingos e festas,um ciclo A, B, C. Ao Ano A, corresponde as leituras de São Mateus; ao Ano B, corresponde as leituras de São Marcos e de São João; ao Ano C correspondem a leituras de São Lucas. O Evangelho de São João é geralmente proclamada nos tempos especiais (advento, quaresma, tempo pascal) e nas grandes festas.
b) Lecionário Semanal: contém as leituras para os dias da semana de todo o Ano Litúrgico. A primeira leitura o salmo responsorial de casa dia estão classificadas por ano par e ano ímpar. O Evangelho é o mesmo para os dois anos.
c) Lecionário Santoral: contém as leituras pra solenidades e festas dos santos. Estão incluídas também as leituras para o uso na administração dos sacramentos e para diversas circunstâncias.
d) Lecionário do Pontifical Romano: contém as leituras que acompanham o Pontifical Romano. O Pontifical Romano É um livro que agrupa diversos livros litúrgicos usados nas celebrações presididas pelo bispo, por exemplo, crisma, ordenações, instituição de ministros,etc.

Rituais: Além dos dois livros apresentados acima existem os Rituais, que são utilizados na celebração dos diversos Sacramentos. São eles O Ritual do Batismo, O Ritual da Crisma, O Ritual da Unção dos Enfermos, O Ritual da Penitência (Sacramento da Confissão), O Ritual do Matrimonio, além do Ritual das Bênçãos, que o sacerdote usa nas diversas bênçãos.

O cerimonial dos bispos e o rito das ordenações: São reservados aos Senhores Bispos, e por isso quase sempre não são encontrados nas paróquias. Quando os Bispos fazem a Visita Pastoral ou quando celebram as ordenações, costumam trazer consigo os referidos livros.
Evangeliário: livro dos evangelhos, usado na missa para a proclamação ou canto do evangelho.

Liturgia das Horas : designação dada à oração de louvor da Igreja, que tem por objetivo estender às diversas horas do dia a glorificação de Deus, que encontra seu ponto mais elevado da oração eucarística. Compreende quatro volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...