quinta-feira, 12 de abril de 2012

Formação para Acólitos
Equipe de Acólitos da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

 Como surgiu o termo Coroinha
    A palavra “coroinha”, surgiu devido a falta de pessoas que ajudassem durante a missa. Havia um coro, que sempre cantava nas missas, estes jovens presenciando a necessidade que havia no serviço do altar, foram chamados pelo sacerdote para que o ajudassem nas missas, assim surgiu o nome “coro-inha”.
      Nesta época, já existia o acólito inclusive aqueles que serviam diretamente o Papa, como São Tarcísio e São Domingos Sávio hoje patronos dos acólitos (coroinhas), mas no Brasil estes eram desconhecidos, e até hoje muitos conhecem o acólito pelo termo coroinha sendo formal o uso da palavra acólito, que significa aquele que acompanha o sacerdote, acolhe a comunidade e serve ao altar.
     Quanto as meninas não podiam exercer o serviço do acolitado, mas em março de 1994 o Papa João Paulo II , aprovou oficialmente a presença de acolita-meninas como ajudantes nas celebrações litúrgicas.
     Hoje o acólito, tem uma grande participação na liturgia através de sua dedicação e respeito diante do seu serviço que não envolve somente ao altar, mas toda a comunidade, pois os atos litúrgicos compreendidos e celebrados com dignidade aumentam a participação da assembléia e contribui no campo da evangelização.

Um comentário: